Festa no Beira Rio de New Jersey Por Francisco Sampa


Um projeto de seis anos enfim será colocado em prática,  hoje, sábado, 20 de  março,  o Santos é  o  convidado de honra para a inauguração da Red Bull Arena,  estádio do New York Red Bulls que servirá de palco para um  amistoso entre as equipes brasileira e americana na cidade  de  Harrison.
A “arena dos sonhos” do New York Red Bulls, como é definida pelo jornal The New York Times, começou a ser  idealizada em 2004. Na época, a expectativa era que a  equipe mudasse de casa já no início da temporada de 2006 da MLS, (liga americana profissional de futebol), mas isso  só ocorrerá oficialmente  no próximo sábado, 27 de  março, quando recebe o Chicago Fire para a primeira partida do campeonato americano de 2010.

O estádio será inaugurado com a participação do  Santos, que contará com  Giovani, Neymar e Fábio  Costa a partir das 6 horas  da  tarde deste  sábado. De fora o local parece apto a comportar 50 mil  pessoas,  na verdade a capacidade é para 25 mil,  assemelhando-se a um “gigante soufflé prateado”.

A magnificência da arena ainda mais fica destacada pelas  construções adjacentes, já que uma série de lojas e  condomínios  serão construídas na busca de  revitalizar a região da cidade de  Harrison, às  margens do Rio Passaic  e bem próximo da cidade de  Newark e da principal e mais ativa comunidade de língua  portuguesa da área metropolitana de  New York,  radicada   no bairro do Ironbound a 5 minutos  de caminhada do Bairro  Leste, logo após a ponte da  Jackson Street,uma das principais vias de ligações entres  os Condados de Essex e Hudson.

Das arquibancadas, todas cobertas, a visibilidade é total.  O anel inferior que tem apenas 17 fileiras de cadeiras,  fica localizado a apenas 6,4 metros da linha lateral do  gramado. Nas instalações, destaque ainda para a cobertura,  que é translúcida para permitir a entrada da luz solar.

O estádio, cuja construção custou $ 200 milhões de  dólares, significa que  finalmente o Red Bulls poderá jogar em uma praça  futebolística de grama natural. A equipe, que até 2006  era conhecida como MetroStars, antes atuava no campo do New york giants, estádio onde atuou o Rei Pelé na década de  70,  o ex-jogador  aliás é o principal nome lembrado  aqui  nos EUA quando se fala sobre o Santos. É grande a  expectativa  dos torcedores para  este amistoso
internacional entre o futebol brasileiro e o dos EUA, uma  perda   será sentida por todos, uma das  estrelas do Santos, Robinho, lesionado, o atacante está de  fora da partida.
Dos titulares, apenas Neymar, por exigências contratuais,  comandará os “meninos da Vila”. De qualquer forma, o  atacante, devido a uma suspensão, já não poderia  enfrentar o Ituano pelo Campeonato Paulista no próximo  domingo, no Estádio Municipal do Pacaembu  na capital paulista .

Dos atletas que participarão da partida, nenhum foi  relacionado para a apresentação nos EUA. Entre eles estão o goleiro Fábio Costa, retornando à equipe e o atacante Marcel que poderá fazer sua estreia.
Nesse contexto, apenas o técnico Dorival Júnior  participará de uma verdadeira maratona: junto a Neymar, ele  saiu de Belém rumo aos EUA  ontem  sexta-feira,  dia 19, um dia após o Santos enfrentar o Remo pela Copa do  Brasil e voltará ao Brasil  hoje,  sábado, logo  após o jogo  a tempo de comandar o time contra o  Ituano, pelo Paulistão 2010.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: